RELATÓRIO DA DIRETORIA - 2006
Veja também os Relatórios da Diretoria Exercício 2009 - Exercício 2008 - Exercício 2007 
EXERCÍCIO 2006

 

 ATENDIMENTO

 

Mensalmente foram realizadas as reuniões de atendimento com as 5  (cinco) famílias assistidas pela ASC Responder.

 

Contando com a participação da Assistente Social e de três voluntárias, dentre elas uma psicóloga, nestes encontros alem de serem tratadas, individualmente, as questões de cada família, pequenas palestras foram apresentadas por profissionais da área de higiene, nutrição, cidadania.

 

Em anexo relatório com a evolução das famílias, PAF e necessidades, atualizado até a presente data.

  

RECREAÇÃO

 

Realizamos as atividades de recreação no Hospital Municipal Miguel Couto cinco dias por semana (de segunda à sexta feira) na parte da tarde com uma equipe de cerca de 12 (doze) voluntários que se alternam em equipes de três voluntários por dia.

 

Elaboramos com o auxílio de uma arquiteta e uma decoradora o projeto para reforma da sala da recreação. Neste, buscamos criar espaços para armazenagem de brinquedos e materiais para as atividades de recreação. Igualmente, ampliamos os espaços, o numero de assentos e mesas, visando não só a recreação das crianças como também a ocupação de seus acompanhantes.

 

 

EVENTOS e CAPTAÇÃO

 

No Ano de 2006 participamos de alguns eventos para captação de recursos para a ASC RESPONDER, dentre eles destacamos:

Bazar de final de ano da Escola Britânica do Rio de Janeiro. Novembro 2006 Onde foram vendidos produtos exclusivamente elaborados por nossas voluntárias e/ou doados por colaboradores. Toda a renda obtida foi integralmente revertida para a Associação Saúde Criança Responder.

Tarde de confraternização e venda de Jóias Mabity Pereira. Dezembro 2006. Realizada na casa de uma de nossas conselheiras, onde 10% da renda obtida foi doada para a Associação Saúde Criança Responder.

Por iniciativa de um casal, em seu Casamento, ao invés de receber presentes eles solicitaram doações em dinheiro para a ASC Responder.

 

Igualmente, por solicitação dos pais, na Festa de Aniversário de 2 (dois) anos de sua filha os convidados doaram leite em pó e Sustagem para as nossas crianças.

2006 também foi um ano de festas para as crianças internadas no Hospital Municipal Miguel Couto e as famílias assistidas pelo RESPONDER.

Iniciamos nosso trabalho de recreação no Hospital com a Festa do Dia das Crianças e entre doces, pizza e brincadeiras entregamos presentes para todas as crianças internadas.

No Natal, graças à generosidade de doadores - Animason (Empresa Amiga), funcionários do Escritório de Advocacia Pinheiro Neto, funcionários da Souza Cruz, e loja de brinquedos Rozenlandia (Empresa Amiga) - arrecadamos cerca de 100 brinquedos, alem de cestas de natal completas e roupas para as crianças das famílias assistidas pela RESPONDER, o que nos permitiu realizar três lindas festas, na Reunião de Atendimento, no Hospital e na Paróquia N.Sa. da Conceição.

VOLUNTÁRIOS E FUNCIONARIOS

 

Contamos com a dedicação e o ótimo trabalho de 9 (nove) voluntários, responsáveis pelos 5 (cinco) Comitês: Atendimento, Administrativo e Financeiro, Captação e Eventos, Recreação no Hospital Miguel Couto e Relacionamento.

 

Ainda, no ano de 2006, contávamos com cerca de 12 (doze) voluntários trabalhando na Recreação do Hospital Miguel Couto e 3 (três) no Atendimento às Famílias.

 

Assistente Social

A única prestadora de serviço contratada até o momento pela ASC Responder é a Assistente Social, Iná Letícia Geral da Silva, com contratação prevista para 2007, com carga horária de 16 horas semanais.

 

Iná Letícia tem contribuído expressivamente no processo de reestruturação das Famílias atendidas pela ASC Responder, participando ativamente nas reuniões com as famílias, preparando e auxiliando na manutenção dos Programas de Ação Familiar – PAF, visitando e verificando as condições reais de vida destas famílias e realizando também visitas ao Hospital Miguel Couto para, junto com a Psicóloga do HMC, auxiliar na triagem das novas nossas famílias.

  

ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

 

Contas apresentadas e aprovadas pelo Conselho Fiscal.

Elaborado e apresentado orçamento para 2007.

 

REUNIÕES GERAIS MENSAIS

Ao longo de 2006, realizamos praticamente em todas as 3ªs feiras a reunião de toda a equipe, num esforço para fazer decolar a Associação.

 

EVENTOS SUBSEQÜENTES

 

Nos primeiros meses de 2007 surgiram alguns fatos relevantes que entendemos devam fazer parte deste relatório:

 

  1. Alugamos nossa sede - Rua Marquês de São Vicente, n. 19, anexo, 3º. andar, sala 02Gávea.
  2. Passamos para 7 (sete) o número de famílias atendidas.
  3. Completamos com sucesso o nosso quadro de voluntários. Com 20 (vinte) voluntários trabalhando na Recreação do Hospital Miguel Couto e 4 (quatro) no Atendimento às Famílias, nosso trabalho tem sido efetuado com muito mais qualidade e eficiência.
  4. Obtivemos a doação, pela ANIMASOM de um animador que, semanalmente com uma fantasia especial, brinca e conta estórias para as crianças.
  5. Realizamos a Festa de Páscoa no Hospital Miguel Couto, com a doação de ovos e brinquedos.
  6. Fomos um dos beneficiários da Arrecadação do “Non Uniform Day” da Escola Britânica.
  7. Realizamos em abril, no Restaurante Azulino, do Hotel Marina, o Chá da Responder onde apresentamos a ASC Responder, seu funcionamento e nossas atuais necessidades.
  8. Contratamos a Assistente Social, Iná Letícia Geral da Silva, com carga horária de 16 horas semanais.
  9. Já está fazendo, provisoriamente, parte do nosso quadro de voluntárias, Daniela Bittencourt, que, tão logo consigamos um patrocinador, será contratada para trabalhar diariamente e em horário integral na qualidade de Secretária Operacional.
  10. Nosso novo endereço eletrônico passou a ser: www.criancaresponder.org.br
  11. As reuniões de terças-feiras passarão a ser temáticas, sendo reservada a quartas terças-feiras do mês, para as reuniões gerais com os voluntários, que ocorrerão nas seguintes datas, de 9 às 11 horas: 22 de maio, 26 de Junho, 24 de Julho, 28 de Agosto, 25 de Setembro, 23 de Outubro, 27 de Novembro e 14 de Dezembro.

 Rio de Janeiro, 07 de maio de 2007.

 

 Gabriela Lobato Brandão

Presidente

Associação Saúde Criança Responder