RELATÓRIO DA DIRETORIA - 2010
Veja também os Relatórios da Diretoria - Exercício 2009 - Exercício 2008 - Exercício 2007 - Exercício 2006
Sumário:

1. Mensagem da Presidente

2. União Responder – Resolver

3. Atendimento

3.1. Voluntariado

3.2. Psicologia

3.3. Jurídico

3.4. Serviço Social

4. Recreação

5. Mantenedores e Parceiros

5.1. Padrinhos/Madrinhas

5.2. Sócios Contribuintes

5.3. Doadores Eventuais

6. Administração e Finanças

6.1. Quadro de Empregados

6.2. Questões Legais e Registros

6.3. Demonstrativo Sintético de Receitas e Despesas

6.4. Balanço Patrimonial Sintético

7. Informativos, Eventos e a ASC RESPONDER na mídia

1. Mensagem da Presidente

Ajudar pouco a muitos ou ajudar muito a poucos?

Começamos o ano com uma decisão importante, a incorporação de outra instituição, outro hospital, outros voluntários.

Esse importante passo nos fez pensar em crescer, na verdade nos fez pensar em planejar nosso crescimento.

Estudamos junto com nosso Conselho Consultivo duas parcerias muito importantes, a Rede Saude Criança e o Instituto da Criança. Essas parcerias serão ainda estudadas ao longo de 2011.

Ao longo de 2010 tivemos alguns eventos de captação muito interessantes:

As lojas Adriana Barra e Isabela Capeto fizeram dias especiais com parte da renda revertida pra ASC Responder.

Recebemos doações de dois lindos eventos de joias, SPGioelli e Ana Rocha Apolinario.

Continuamos com a parceria maravilhosa em produtos exclusivos Responder com a Secrets de Famille e a Beth Chocolates.

Tivemos o dia Responder no restaurante Market Ipanema e ainda a inesquecível, trabalhosa e proveitosa pré-estreia do Hair no Teatro Casa Grande.

Nosso atendimento evoluiu muito no quesito ajuda psicológica e ajuda jurídica, na definição da equipe de trabalho individualizada por família (o trio composto por uma assistente social, uma voluntaria e uma psicóloga) e ainda na alta dada a 8 famílias.

Fechamos o ano com uma festa de Natal especial, maravilhosa, com uma surpresa com um teatro feito pelas famílias e a Ruthlene cantando Gospel.

Ufa!!

Para o ano de 2011 queremos focar no projeto moradia e o projeto geração de renda. Queremos ajudar muitos, muito.

Concluindo, do fundo do coração, gostaria de agradecer, em nome de toda a equipe Responder, a todos que de uma forma ou de outra participaram do nosso projeto.

Feliz 2011, Feliz Responder.

Gabriela Lobato Brandão Marins

2. União Responder – Resolver

Um acontecimento marcante para nós em 2010 foi a união da RESPONDER com a ASC RESOLVER, instituição fundada em 2008, com os mesmos objetivos e metodologia da RESPONDER, mas atendendo famílias de crianças vindas de internação no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro – IECAC.

Articulada a partir do final de 2009 entre as duas diretorias, quando as instituições fizeram em conjunto a Campanha de Padrinhos e a Festa de Natal para as famílias, essa união foi referendada em Assembleia Geral em 04 de maio de 2010, com a aprovação de alteração do Estatuto Social da RESPONDER, que passou a atender também famílias vindas do IECAC –, e a eleição de nova Diretoria e Conselhos Fiscal e Consultivo, compostos por pessoas vindas das duas organizações.

A partir de maio foi iniciada a integração dos Programas de Atendimento, com a inclusão de 12 famílias vindas da RESOLVER, e a junção das equipes, incluindo a participação de advogada voluntária para orientação jurídica às famílias.

3. Atendimento

Durante o ano de 2010, passaram pelo Programa de Atendimento da RESPONDER um total de 37 famílias, compostas por 124 crianças e adolescentes e 80 adultos, num total de 204 pessoas.

Essas famílias receberam apoio social, psicológico e jurídico. Além disso, contribuímos para a geração de renda através de cursos profissionalizantes (dois cursos de culinária, três de cabeleireira, um de manicure e um de vigilante); para a melhoria da moradia (2 casas reformadas); cidadania, através da obtenção de documentação; educação, incentivando o ingresso na escola, inclusive de pais analfabetos, e obtendo vagas em escolas da rede pública de ensino.

Iniciamos o ano de 2010 com 19 (dezenove) famílias no Programa de Atendimento. Ao longo do ano, além da entrada das 12 famílias vindas da RESOLVER, analisamos 10 (dez) processos provisórios, aprovando o ingresso de 5 (cinco) novas famílias em nosso Programa. Ainda, 8(oito) famílias atingiram seus objetivos e receberam alta, outras 4 (quatro) foram desligadas por falta de comprometimento dos assistidos, e 1 (uma) retornou ao atendimento, para resolver uma questão específica de moradia.

Assim, terminamos o ano de 2010 atendendo 25 (vinte e cinco) famílias, 14 (quatorze) vindas do HMMC e 11 (onze) do IECAC. Veja no Relatório das Crianças Atendidas um pouco da história de cada uma delas.

O Atendimento às famílias é realizado mensalmente em duas reuniões, uma coletiva com todas as famílias e outra individual. Para tal contamos com a ajuda de 3 (três) psicólogas voluntárias e 9 (nove) voluntárias de atendimento, além das 3 (três) assistentes sociais contratadas.

3.1. Voluntariado

No ano de 2010 a equipe do voluntariado de atendimento às famílias do Responder passou por algumas adaptações por conta da fusão com o Resolver.

No começo, cada grupo manteve os atendimentos originais para que as famílias atendidas não tivessem descontinuidade no seu acompanhamento. Aos poucos fomos nos conhecendo através das reuniões mensais, da consequente troca de experiências, chegando à formação atual unificada, sem divisões, todos passaram a integrar uma só equipe que atende aos dois hospitais HMMC e IECAC.

O voluntariado participa das Reuniões coletivas, faz os atendimentos individuais com as assistentes sociais e se reúne com os outros departamentos uma vez por mês.

Fechamos 2010 com um grupo de 9 voluntárias no atendimento.

3.2. Psicologia

O Departamento de Psicologia - RESPONDER iniciou o ano de 2010 com algumas metas a serem cumpridas, tendo sempre como prioridade o bem estar emocional de nossas famílias.

Com o uso de fábulas, contadas a cada encontro, e relaxamentos para facilitar o contato com as emoções, foi possível levantar questões próprias das famílias atendidas e construir um vínculo entre o grupo, que funciona como suporte nos momentos de conflitos, de emoção e desabafo.

A questão da identidade foi marcada pelas psicólogas, e o trabalho com a seleção de imagens também possibilitou um contato com o mundo imaginário, que permitiu uma interiorização mais significativa, havendo desdobramentos em comportamentos mais produtivos e assertivos.

Notamos que o desejo de melhora esteve permanentemente inscrito no grupo, havendo um avanço nos estados de seus componentes, contribuindo para tornar cada um sujeito de suas próprias vidas.

3.3. Jurídico

A partir da união com a RESOLVER, em maio de 2010, passamos a oferecer orientação jurídica para as famílias, com o apoio, ao final do ano, de duas voluntárias.

Situações diversas foram encaminhadas, como regularização de propriedade de moradia, pensão alimentícia, registro de filiação e pedido de guarda de criança, além de encaminhamentos para obtenção de medicamentos e outros benefícios.

3.4. Serviço Social

O Serviço Social da RESPONDER é composto por três Assistentes Sociais que, têm como responsabilidade, além dos atendimentos sociais individuais e participação na Reunião Coletiva, o contato e articulação com HMMC e IECAC, para análise e triagem das famílias internadas, e visitas ao domicílio das famílias que iniciam e também das que estão encerrando a participação no Programa de Atendimento.

Durante 2010, a equipe organizou um bazar para as famílias atendidas, com intuito de cada um escolher as peças de roupa ou acessórios que lhe agradassem, com pagamento de valores simbólicos. Foi um sucesso que será repetido ao menos uma vez por ano.

Em maio, foi exibido o filme “O irmão urso” em parceria com o Comitê para Democratização da Informática – CDI. O evento, realizado na sede da RESPONDER, ficou conhecido como Cine Pipoca e atraiu crianças e adultos que nunca haviam visto um filme em uma tela de cinema.

No final do ano, foi aplicada uma pesquisa de satisfação junto às famílias atendidas, quando pudemos ouvir suas opiniões sobre o Programa de Atendimento e sugestões para o ano seguinte.

4. Recreação

A recreação no HMMC apresentou as mesmas dificuldades de 2009, mas com uma perspectiva de solução. Foi aprovado pela direção do Hospital um projeto de construção de uma brinquedoteca da RESPONDER para atender as crianças internadas.

Esse projeto, que deve ser executado em 2011, é uma doação da André Piva Arquitetura. Com um espaço dedicado à recreação, poderemos atrair e manter um grupo de voluntárias com atividade permanente de recreação no Miguel Couto.

Independente disso, as festas de Páscoa, Dia da Criança e Natal foram realizadas com o sucesso de sempre, e com o apoio da Animasom e da Rozenlândia.

No IECAC, os problemas foram diferentes. As áreas de Pediatria (CTI e Enfermaria) estiveram em obra durante todo o ano, com pouquíssimas crianças internadas, inviabilizando as atividades. Mantivemos uma voluntária comparecendo semanalmente ao IECAC, em contato com a recreadora do Hospital, e demos apoio logístico e financeiro à Festa de Natal das crianças.

5. Mantenedores e Parceiros

Todos os recursos financeiros da ASC Responder foram provenientes de contribuições voluntárias de pessoas físicas ou jurídicas, não existindo qualquer repasse público direto para a Associação.

No ano de 2010 tivemos contribuições mensais (e algumas semestrais / anuais) dos nossos sócios, padrinhos/madrinhas e algumas doações eventuais de pessoas físicas e jurídicas.

Para alguns doadores pessoas jurídicas, a Associação, na qualidade de OSCIP, emitiu recibos segundo a Instrução Normativa SRF nº 87/96, permitindo-lhes deduzir suas doações do lucro operacional.

Mantivemos nossas empresas parceiras (Empresas Amigas) que nos apoiaram ao longo do ano, sendo estas: Animasom, Arte em Dobro, Batata Quente - Buffet, Beth Chocolates, Bobs, Bolsa de Mulher, Coca-Cola, Colégio Teresiano, Escritório Jurídico Elísio de Souza, GAP Asset Management, IT Conect, Market Ipanema, PTA - The British School, Rozelandia Brinquedos, Secret de Famille, Simplesmente Comunicação e Design, S&P Gioielle, The British School - Rio de Janeiro, T&T Technology & Training e Ygá Propaganda.

5.1 – Contribuintes regulares (Padrinhos/Madrinhas e Sócios)

O custo mensal da assistência recebida por cada criança/família altera-se na medida em que seu Plano de Ação Familiar vai evoluindo. Este custo é coberto por padrinho/madrinha, que recebe relatórios periódicos sobre a evolução da criança/família.

É de ressaltar que algumas crianças/famílias têm custo mensal elevado, necessitando mais de um padrinho.

A contribuição do sócio destina-se ao custeio das despesas gerais (aluguel, salários de assistentes sociais, telefone...) e a complementar as despesas com famílias que não sejam cobertas pela contribuição dos padrinhos/madrinhas.

Os padrinhos/madrinhas e sócios recebem boleto bancário no valor mensal por eles pré-estabelecido

O quadro abaixo mostra a evolução havida seja no número de contribuintes seja na média mensal das contribuições recebidas:

PADRINHOS / MADRINHAS e SÓCIOS

Ano

Quantidade

Média

Mensal

Dez / 08

56

5.453,86

Dez / 09

54

7.889,32

Dez / 10

98

8.239,79

5.2 - Doadores eventuais

Empresas, instituições e pessoas físicas têm feito doações ou propiciado momentos de coleta e bazares. Estes valores são os mais significativos do exercício.

Toda a receita, não proveniente de padrinhos ou sócios, vem destes doadores eventuais (ver demonstrativo de receitas e despesas).

Tivemos contribuições financeiras provenientes de parcerias com estabelecimentos comerciais (Adriana Barra, Ana Rocha & Appolinário, Arte em Dobro, Beth Chocolates, Isabela Capeto, Market Ipanema, Rozelandia, Secrets de Famille e SP Gioelli); outras oriundas de bazares organizados por benfeitores em favor da Responder; e uma grande doação de pessoa física residente do exterior (Luxemburgo).

Outra importante fonte de receita foi a venda de ingressos para a pré-estreia do espetáculo HAIR, no Teatro Casa Grande.

Mais uma vez realizamos a Campanha de Natal – No Seu Natal há Espaço para mais uma Criança? Com a contribuição de padrinhos arrecadamos/adquirimos e distribuímos kits infantis (roupas, livros e brinquedos), cestas de natal e sorteamos presentes para todas as famílias assistidas pela ASC Responder e ASC Retribuir.

Com o importante apoio de Colégio Teresiano, Animason, Coca-Cola, Sorvete Itália, OG Brinquedos Construtivos e alguns amigos da Responder, realizamos uma linda festa de Natal, transformando em sonho o natal das 143 crianças de 54 famílias.

6. Administração e Finanças

6.1. Quadro de empregados

Embora mantendo o mesmo número de funcionários do ano anterior, a Responder promoveu um aumento da carga horária de uma das assistentes sociais, que a partir de junho passou a trabalhar 30 horas semanais, 6 horas por dia.

Mantivemos outras duas assistentes sociais com carga de 16 horas semanais e um secretário executivo em regime de tempo integral.

Os funcionários recebem, além do vale transporte e das outras obrigações sociais, um seguro de acidentes pessoais, devido aos constantes deslocamentos ao hospital e às casas das famílias assistidas.

6.2. Questões legais e registros

Na Assembleia Extraordinária de maio de 2010, quando da união com a ASC Resolver, foram eleitos nova Diretoria e Conselhos Fiscal e Consultivo, e aprovada alteração do artigo 4º do Estatuto, para estender a atuação da Responder, além do Hospital Municipal Miguel Couto, a crianças oriundas do IECAC - Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro.

6.3. Demonstrativo sintético de receitas e despesas

Acumulado até

dez/08

dez/09

dez/10

RECEITAS

418.038,45

160.411,47

455.139,95

Rec. Doações

324.987,33

53.360,01

321.099,38

Rec. Sócios e Padrinhos

73.867,55

75.253,60

98.865,00

Renda Aplicações Financ.

19.183,57

31.797,86

35.175,57

DESPESAS

152.257,16

163.137,47

219.452,19

Pessoal

42.684,84

68.585,50

82.396,74

Despesas Gerais

46.926,07

56.241,36

66.087,45

Manutenção Infraestrutura

34.028,58

40.839,39

46.789,04

Despesas Bancárias

2.708,86

3.187,64

4.848,28

Despesas com Serviços

4.755,88

9.820,25

11.260,80

Despesas Tributárias

2.203,33

441,69

527,07

Despesas Financeiras

1.807,79

-659,70

0,0

Depreciação

1.421,63

2.612,09

2.682,26

Despesas Assistenciais

62.646,25

38.310,61

70.968,00

à Criança

RESULTADO

265781,29

-2.726,00

235.687,76

6.4. Balanço patrimonial sintético

2008

2009 2010

ATIVO TOTAL

368.447,21

363.883,30 591.259,92

Circulante

356.878,02

352.447,20 582.506,08

Disponibilidades

355.933,05

346.256,22 581.506,08

Caixa

0

0

Fundo Fixo

1.000,00

0 1.000,00

BancosCta.Movimento

25.984,60

15.516,50 52.448,05

AplicaçõesFinanceiras

328.948,45

330.739,72 527.708,03

Valores a recuperar

0

0 350,00

Adiantamentos

944,97

6190,98 1.000,00

Imobilizado

11.569,19

11.436,10 8.753,84

PASSIVO TOTAL

368.447,21

363.883,30 591.259,92

Circulante

11.229,80

9.391,89 1.080,75

Salários e Encargos a pagar

8.645,04

1265,34 946,98

ProvisõesTrabalhistas

2.589,76

7110,7 133,77

Provisões tributárias

0

0 0

Créditos de Terceiros

0

95,85 0

Patrimônio Social

357.217,41

354.491,41 590.179,17

Superavit Acumulado

357.217,41

354.491,41 590.179,17

7. Informativos, e Eventos e Responder na Mídia

Saiba mais sobre os informativos, eventos e a participação da Responder na mídia acessando, neste site, as páginas correspondentes.